Cima

Livros Recomendados

Estamos disponibilizando a versão digital do livro “A Reforma Tributária Necessária: Diagnóstico e Premissas” | Baixe aqui

Escrito por 42 especialistas, contempla 39 artigos (804 páginas).

Parte-se do pressuposto que o caráter regressivo do sistema tributário é uma das razões da vergonhosa distribuição da renda no Brasil, o aspecto mais pungente das disparidades sociais brasileiras. Entretanto, há muitas outras desigualdades, que estão por toda a parte. Em pleno século 21, o país ainda não foi capaz sequer de enfrentar desigualdades históricas herdadas de mais de três séculos de escravidão. Para que se enfrentem as diversas faces da crônica desigualdade social brasileira é necessário que a reforma tributária seja ampla, contemplando a totalidade das suas anomalias. Nesse sentido, sugere-se que ela seja pautada por oito premissas: 1) deve ser pensada na perspectiva do desenvolvimento; 2) deve estar adequada ao propósito de fortalecer o Estado de Bem-estar Social; 3) deve avançar no sentido de promover a sua progressividade pela ampliação da tributação direta (tributação da renda das pessoas físicas e das pessoas jurídicas; tributação internacional para combater a evasão e os paraísos fiscais; tributação das transações financeiras; e tributação da propriedade e a riqueza); 4) deve avançar no sentido de promover a sua progressividade pela redução da tributação indireta; 5) deve restabelecer as bases do equilíbrio federativo; 6) deve considerar a tributação ambiental; 7) deve aperfeiçoar a tributação sobre o comércio internacional; e 8) deve fomentar ações que resultem no aumento das receitas, sem aumentar a carga, pela revisão das renúncias fiscais e pelo combate à evasão fiscal.

Esta iniciativa é um convite para um debate amplo, plural e democrático em torno do tema e dirige-se a toda classe trabalhadora, aos sindicatos, associações, movimentos sociais, entidades de representação profissional e empresarial, partidos políticos, parlamentares e a todos os membros da sociedade brasileira que querem um país justo, democrático e civilizado.

Livro completo 

Site - Plataforma Politica Social

Resenha:

Análise dos dispositivos Constitucionais da Nova Administração Tributária.
O alcance das alterações introduzidas pela Emenda Constitucional nº 42/2003 no texto da Constituição Federal.

Resenha:

A presente obra, motivo de defesa de tese na conclusão do curso de Direito, parte do pressuposto básico de que o assunto, embora bastante conhecido no âmbito do DIREITO PRIVADO, mereceu poucos estudos quanto a seus efeitos no campo do Direito Tributário. Realmente, o tema, até hoje, não tinha merecido um estudo tão detalhado. Com esse enfoque, a autora parte do relacionamento do Direito Tributário com os demais ramos do Direito, verifica o conteúdo das normas constitucionais e de legislação complementar que definem o campo e a amplitude da compensação, em matéria tributária, tece considerações sobre os conflitos com as limitações contidas no Código Civil, analisa toda as esparsas formas aplicáveis à compensação em matéria tributária, bem como faz um delicado exame da doutrina e da jurisprudência mais recentes. 

Versão em .pdf indisponível.

Resenha:

Nesta obra, o autor tem o propósito de identificar as possíveis causas que provocam resistência aos tributos no Brasil e apontar caminhos que possam contribuir para uma relação mais harmoniosa entre o cidadão e os poderes públicos.

Mediante profunda pesquisa bibliográfica, parte da análise das principais teorias que explicam a origem do Estado, a sua evolução e os fins que justificam a sua existência. Traz-se à análise ainda, um breve resgate histórico da milenar atividade da tributação e a sua relação com as grandes revoluções mundiais e com os principais conflitos no Brasil.

Versão em .pdf indisponível.

Resenha:

A Lei n.º 8.137/90 define os crimes contra a ordem tributária, contra a ordem econômica e contra as relações de consumo. O sistema tributário é constituído pelo conjunto de tributos vigentes em um país em determinada época, sem distinção entre os de competência federal, estadual ou municipal, e pelo conjunto de regras jurídicas que disciplinam os tributos.

Versão em .pdf indisponível.

Número de Páginas: 671

Versão em .pdf indisponível.

Resenha:
Nesta obra, que objetiva servir como material de apoio para quem vai disputar as vagas dos concursos organizados pela ESAF, o autor Ruben Gueiros, especialista em Direito Tributário e Legislação de ICMS, comenta parte das últimas provas de Direito Tributário elaboradas pela Escola de Administração Fazendária – ESAF.

Versão em .pdf indisponível.

Resenha:
O autor foi assessor da Secretia da Fazenda, Diretor da Receita Estadual, é economista e a´posentado do cargo de Fiscal de Tributos do RS.

Versão em .pdf indisponível.

Resenha:

Com a possibilidade de uma reforma tributária, é oportuno o estudo de Marcelo Viana Salomão sobre o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e de Serviços (ICMS) na importação, publicado pela Atlas como parte da coleção Temas Jurídicos, sob o título ICMS na Importação.

Esse imposto, o ICMS, é uma das figuras sujeitas a mudanças no sistema atual, substituído pelo imposto sobre valor agregado, de competência da União. Com ou sem mudança, a situação alcançada pela incidência continua a ser objeto das preocupações das normas jurídicas sobre o gravame.

Versão em .pdf indisponível.
Resenha:
Nesta obra o autor Ruben Gueiros, que é Auditor Fiscal da Receita estadual de Minas Gerais, faz uma análise crítica e, às vezes, histórica das principais jurisprudências dos Superiores Tribunais: Supremo Tribunal Federal – STF – e Superior Tribunal de Justiça – STJ, revelando novas concepções jurídicas, historiando algumas vezes sumulados prejudicados com publicações de novas normas e auxiliando ao leitor quanto aos temas que retratam cada súmula.

Versão em .pdf indisponível.
Resenha:

O livro de autoria da Profa. Maria José Teixeira Lopes Gomes e co-autoria do auditor fiscal José Galdino Lopes Filho é de uma autenticidade relevante.

Trata-se de uma produção que alcança o período desde quando a Secretaria da Fazenda foi criada, pelo então Presidente da Paraíba, João Pessoa Cavalcante de Albuquerque, em 14 de novembro de 1928, chegando ao tempo presente.

Versão em .pdf indisponível.

Número de Páginas: 352
ISBN: 85-87054-42-2

Versão em .pdf indisponível.
Resenha:
O processo fiscal administrativo federal é descrito por especialistas de forma didática, com comentários e explicações sobre cada artigo da lei reguladora, informações da jurisprudência ligada ao assunto e remissão a atos fazendários, independentemente de sua natureza de norma complementar da legislação tributária, os artigos 96 e 100 do Código Tributário Nacional (CTN). Além da variedade de dados reunidos e organizados de forma a facilitar sua utilização, a qualificação dos autores de Processo Fiscal Administrativo Comentado recomenda sua leitura.
Versão em .pdf indisponível.

Editora: Livre Expressão
Número de Páginas: 160
Ano de Publicação: 2010
Localização: Rio de Janeiro - RJ
ISBN: 978-85-7984-027-2

Versão em .pdf indisponível.

Editora: Gráfica Bandeirante
Número de Páginas: 52
Ano de Publicação: 2009
Localização: BRASILIA/DF
Onde Comprar: Contatar Com o Autor Na SINAFITE (061)3328.3658

Versão em .pdf indisponível.