Notícias Fenafisco

Seminário internacional critica o desmonte da Previdência na América do Sul

21 Fevereiro 2018

Fenafisco reforçou o ato e defendeu a sustentabilidade do sistema público

 A semana começou marcada por debates, manifestações e protestos em todo o país contra os ataques à aposentadoria do brasileiro.

Governo Michel Temer faz enterro oficial da reforma da Previdência

21 Fevereiro 2018
Publicado em Na Mídia

Apresentado plano B para economia

Lista contém 15 projetos

Sem chances de aprovar a reforma da Previdência em 2018, o governo anunciou na noite desta 2ª feira (19.fev.2018) a suspensão oficial da tramitação do projeto. Além disso, apresentou 1 “plano B” para a agenda econômica: uma lista com 15 propostas que devem ser aprovadas ainda neste ano pelo Congresso.

Movimentos sociais defendem resistência à reforma da Previdência

21 Fevereiro 2018
Publicado em Na Mídia

Entidades sociais e representantes de sindicatos se reuniram nesta segunda-feira (19) em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para um ato contra a reforma da Previdência (PEC 287/2016).

Congresso aprova projeto que abre crédito de R$ 2 bilhões para municípios

21 Fevereiro 2018
Publicado em Na Mídia

Deputados e senadores aprovaram nesta terça-feira (20) proposta que libera R$ 2 bilhões para os municípios investirem em saúde, educação e assistência social (PLN 1/18). O dinheiro concretiza auxílio financeiro previsto pela Medida Provisória 815/17.

Senado aprova intervenção e dá sinal verde a militares no RJ

21 Fevereiro 2018
Publicado em Na Mídia

Com 55 votos a favor e 13 contra, com uma abstenção, senadores confirmaram em plenário a decisão tomada pela Câmara em autorizar a consecução da intervenção federal que, formalizada em decreto assinado na última sexta-feira (16) pelo presidente Michel Temer, dará às Forças Armadas a tutela da segurança pública do Rio de Janeiro.

Marun anuncia oficialmente suspensão da reforma da Previdência

20 Fevereiro 2018
Publicado em Na Mídia

Depois de sustentar o discurso de que continuaria trabalhando pela aprovação da reforma da Previdência mesmo com a intervenção no Estado do Rio de Janeiro, o governo federal anunciou oficialmente a suspensão da tramitação da proposta que muda as regras de aposentadoria e pensão no País.

Informe Fenafisco - Suspensão da reforma da Previdência

20 Fevereiro 2018

A suspensão - agora oficialmente - da reforma da Previdência não foi obra do acaso ou de sorte, mas fruto de muita luta, muito sacrifício, muita perseverança.

Não fosse isso, essa famigerada reforma - que desde o início denunciamos tratar-se, em verdade, do fim da Previdência - há muito já teria sido aprovada, inclusive na sua versão mais perversa.

Quanto mais conseguíamos adiar a votação da matéria e mais se aproximava o calendário eleitoral, mais dificuldades o governo enfrentava para arregimentar os 308 votos.

Rodrigo Maia diz que está suspensa a tramitação da reforma da Previdência

20 Fevereiro 2018
Publicado em Na Mídia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, informou ao blog nesta segunda-feira (19) que está suspensa a tramitação da reforma da Previdência.

A suspensão se deve ao decreto de intervenção federal da segurança pública do Rio de Janeiro.

Maia já tinha avisado a ministros sobre a decisão. Num encontro com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, ficou claro que a intenção original do governo de revogar o decreto de intervenção federal seria inconstitucional.

Redes sociais reforçam o combate contra a reforma da Previdência

19 Fevereiro 2018

Para enterrar de vez a proposta de reforma da Previdência defendida pelo governo, a Fenafisco retomou nos meses de janeiro e fevereiro, campanha nas redes sociais, com o objetivo de aquecer o debate e engajar a sociedade a defender a Previdência Pública e o direito à aposentadoria.

Com o mote: Não é reforma. É o fim da Previdência, o Fisco estadual e distrital conclamou a população a rejeitar a retirada de direitos e as incertezas que permeiam o futuro do brasileiro, por meio alertas, com pontos cruciais sobre o que vai mudar, caso a reforma seja aprovada.

Intervenção federal: um conveniente impedimento da reforma da Previdência

19 Fevereiro 2018
Publicado em Na Mídia

Com decisão do Governo, nenhuma alteração na Constituição poderá ser realizada até o fim do ano.
Para oposição, trata-se de uma saída honrosa para derrota e mudança de agenda para o Planalto

A decisão do presidente Michel Temer de decretar uma intervenção federal inédita na segurança pública do Rio de Janeiro até o fim de 2018 pode enterrar de vez a possibilidade da reforma da Previdência ser votada neste ano.